Não está no guia

Porto Alegre

Chegando em Porto Alegre, encontramos o famoso Laçador! É a representação do gaúcho tradicionalmente pilchado. Foi definida por lei municipal como ‘Símbolo Oficial’ de Porto Alegre em 1992. Vale umas fotos! Ainda mais se o céu está azul como estava no dia!

O laçador

PoA para os íntimos, ou ainda, a Capital dos Gaúchos é uma cidade com mais ou menos 1,5 milhões de pessoas (uma loucura!), fundada 1772, ou seja, tem 241 anos. O fato de PoA ser antiga é ideal pra quem curte fotografar arquitetura. É realmente fantástico! Prédios com mais de 200 anos não se encontra em todo lugar… não sou uma fotógrafa, mas posso dar uma provinha das paisagens urbanas de PoA.

Arquitetura

Para nos ambientarmos com o lugar, começamos com o chimarrão… Na foto eu e Pedro um dos amigos que estavam nesta viagem. Éramos em 12, mas os mais próximos e companheiros de desbravamentos da cidade foram: Pedro, Mariéle e Jéssica. Fiz esta viagem com um grupo de estudantes-bolsistas-pesquisadores de Filosofia, participaríamos de um evento de bolsistas, mas como não podemos perder a oportunidade de conhecer novos lugares, muitas vezes o evento fica em segundo plano. Foram 14 horas de viagem dentro de um micro-ônibus apertado. Vale o esforço…

só no chimarrão

só no chimarrão

Cidade Baixa: bairro conhecido pelos bares e como preferido dos boêmios… Durante o dia procure um café, um sebo, lojas de vinis pra quem gosta… são ótimos!

A noite não vão faltar opções pra todos os gostos.

Curta Video Bar e Café: É isso mesmo… é um bar temático de cinema e, claro, videolocadora com um clima um tanto psicodélico onde se ouvia um rock progressivo, luzes coloridas e bebidas das mais variadas… Bem alternativo!

Casa de Cultura Mário Quinana / Café Santo de Casa: Fui a Porto Alegre em 2010, mas faltava experiência, portanto não houve muito planejamento. Não que eu apóie viagens em excursões com roteiro fechado, onde tudo tem hora e etc e tal… Mas não pesquisei antes lugares legais para visitar e a programação cultural da cidade no período que estaria lá para poder aproveitar. Aqui está uma dica útil: verificar a programação da cidade para poder aproveitar ao máximo sua viagem.

Casa de Cultura Mário QuintanaA Casa de Cultura Mário Quintana, um lugar fantástico em vários sentidos. O motivo principal, claro, são as exposições, oficinas, eventos que acontecem lá. Mas como já me adiantei, não pude aproveitar, pois não verifiquei a programação. Mas se você vai a Porto Alegre não deixe de visitar, aqui está o link do site da Casa de Cultura: http://www.ccmq.com.br/ Outra coisa, muito interessante é o próprio prédio. Como já disse PoA tem muitos prédios antigos, e a Casa de Cultura é ótimo exemplo. Lindo! Rendeu algumas fotos. E por fim, eu como sou uma amante de café, não poderia deixar de tomar um café no Santo de Casa, que fica dentro da Casa de Cultura Mário Quintana. Não sei se por ignorância ou por euforia, lembro de dizer que aquele era um dos melhores cafés que tomei na vida… Ambiente perfeito para levar aquele livro, seu óculos vintage, um cachecol, e no estilo mais pseudo-intelectual pedir um café com nome difícil… e ser esnobe por algumas páginas….

Por fim, mais um momento especial: uma foto com Mário Quintana.

Eu e Mário Quintana

O "Usuário" de Alex HornestGrafite de Alex Hornest

Andando pelas ruas de Porto Alegre me deparei com um grafite que me chamou a atenção não sei se pela estranheza, pelo lugar inusitado já que estava numa enorme parede de um velho prédio. Revendo as fotos da viagem resolvi pesquisar e descobri que aquele grafite pertence ao artista Alex Hornest, nascido em SP e com obras também em outros países. Me impressionei…

http://www.alexhornest.com/interferences2010.html

Parque Farroupilha ou Parque da Redenção

Brique da Redenção: já é considerado Patrimônio Cultural do Estado do Rio Grande do Sul, título muito justo, pois lá encontramos de tudo: artesanatos variados e regionais, antiquários, muitas comidinhas gostosas e muito mais. São muitas barracas e muita gente circulando. É impossível sair do brique sem experimentar um queijo provolone, dá vontade de comprar um pouco de tudo… O brique acontece todos os Domingos das 9h às 18h, na Avenida José Bonifácio, no Bairro Bom Fim (Parque Farroupilha).

http://briquedaredencao.com.br/brique/

Parque da Redenção

Acredito que não há melhor maneira de conhecer uma cidade do que caminhar e se perder nela, literalmente. Eu sou a pessoa com menos senso de direção na face da Terra, por sorte não estava com amigos com um pouco mais de juízo.

Passamos por lugares lindos e importantes mesmo sem um guia…

Monumento aos açorianos

Colégio Militar

Algumas igrejas (me encanta a arquitetura delas)

  

 

Paisagens urbanas

Cultura: Outra coisa legal de viajar é conhecer a cultura do lugar, no Rio Grande do Sul existem muitos CTGs (Centros de Tradição Gaúcha), vale a pena conferir, as danças são lindas, a música é forte.

Anúncios

Sobre Andressa

Professora de filosofia que gosta de viajar, fotografar, cantar, cozinhar, entre outras coisas. Faz aulas de piano, mas ainda não toca nem o "Parabéns pra você". E, até hoje, não conseguiu entender por que as pessoas riem mais dela quando ela é ela mesma do que quando ela conta uma piada.

2 comentários em “Porto Alegre

  1. Pedro Vieira
    junho 2, 2013

    Belo texto, belas fotos! E o café da Casa de Cultura Mário Quintana é mesmo um dos melhores que eu já bebi!

  2. Paola Fagundes
    agosto 12, 2013

    Obrigada pelo carinho Porto Alegre. E sempre um prazer ! Volte sempre !!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às maio 30, 2013 por em Viagens e marcado , , , , .
%d blogueiros gostam disto: