Não está no guia

Anda Brasil!

A Anda Brasil faz parte da Federação Internacional de Esportes Populares e promove os circuitos de turismo rural com a prática de caminhadas na natureza e outros esportes não competitivos, facilitando, assim, a inclusão social de agricultores e familiares, através da prática esportiva.
Visto aqui: http://sinertur.com.br/

Muita gente se envolve na realização dessas caminhadas em áreas rurais. Especificamente no Paraná, nos locais onde estivemos, sempre houve uma participação direta das prefeituras e dos técnicos da Emater (Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural), que em colaboração, demarcam o trajeto, sinalizam, limpam e fornecem apoio em toda a extensão do percurso. Não sei como são organizadas as caminhadas em outros locais do país. Se você participa ou participou de caminhadas em outros estados, pode comentar logo abaixo. Informações são sempre bem-vindas.

Como participar?

Em Guarapuava ficamos sabendo das caminhadas por meio do Sesc (Serviço Social do Comércio) local, que frequentemente organiza viagens para cidades próximas. Comerciário ou não, você pode tentar uma vaga no ônibus. Há uma pequena variação no preço se você não for comerciário, mas o custo da viagem é bastante baixo. Há uma limitação de vagas, mas se você se adiantar, dá pra garantir o passeio tranquilamente.

Se você não conseguiu uma vaga na excursão com o pessoal do Sesc, isso não significa que você não poderá participar. Basta juntar um grupo de amigos, ir até o local da caminhada na data e horário programados, fazer sua inscrição, pegar uma carteirinha de participante e aproveitar o passeio. Já fizemos isso em uma caminhada em Pitanga, no Paraná. Além disso, geralmente as prefeituras e a Emater criam indicações nas entradas da cidade para servir de guia até o local de início da caminhada.

Geralmente é servido um café da manhã com produtos locais, preparado por pessoas da região, a preços bem acessíveis. Após o café, sessão de alongamento e aquecimento e é dada a largada para o passeio. Muita gente participa dessas caminhadas, com os mais variados condicionamentos físicos. Não se preocupe, você dita o ritmo. Além disso, as equipes de apoio acompanham os caminhantes e volta e meia alguém passará por você pra saber se está tudo bem e se você precisa de alguma coisa, principalmente se você estiver lá no fim da fila e não estiver mais vendo ninguém à sua frente!

Como saber onde e quando vai acontecer a próxima?

Acompanhe o site oficial ou a página no Facebook. Acesse os links:
http://www.andabrasil.com.br/
https://www.facebook.com/anda.brasil

A carteirinha que você vai receber será como as mostradas abaixo:

Anúncios

Sobre Ricardo Rech

Adora viajar, fotografar e escrever. Viajando descobriu que, no seu caso, o que realmente importa na vida são as histórias pra se viver e pra contar. E ainda acha estranho falar de si mesmo em terceira pessoa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: