Não está no guia

Viajando na música!

Viajar pode ser mais do que nos deslocarmos de um ponto a outro. Viajar é conhecer outras culturas. Podemos conhecer estes diferentes modos de vida através da culinária, do artesanato local, do vestuário… e da música, minha forma de arte preferida.

Há alguns anos atrás, ganhei um CD do grupo Terra Sonora, que sem precisar sair do lugar me proporcionou uma viagem ao mundo através da música. Isso não quer dizer que não pretendo conhecer esses lugares ou que estou incentivando as pessoas a não saírem de casa, mas quando não podemos viajar de forma literal, que tal viajar com a música? E quando visitarem outros países não deixem de apreciar.

Terra Sonora é um grupo curitibano formado em 1994, faz um trabalho vocal e instrumental com base em pesquisa para recriar músicas de diversas culturas.

A pesquisa é coordenada pelo músico Plínio Silva, que também responde pela direção geral das apresentações, com acompanhamento dos demais integrantes do grupo, composto por professores da Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Faculdade de Artes do Paraná e Conservatório de Música Popular Brasileira de Curitiba.
Reunindo Liane Guariente (voz), Carla Zago (violino e rabeca), Gabriela Bruel (percussão), Adriano Mottin (concertina – tipo de acordeão, flauta doce, percussão e metalofone – instrumento com lâminas feitas de metal, dispostas como as teclas de um piano), Giampiero Pilatti (flauta transversal), Rogério Gulin (viola caipira e cabacítara – um tipo de viola) e Plínio Silva (harmônio, flauta doce, metalofone, krum horn – instrumento de sopro e sheng – instrumento formado por tubos verticais), o Terra Sonora exibe um repertório inusitado, que abrange mais de 500 temas. (fonte: http://www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br)

Plínio sobre o objetivo do grupo:

“O objetivo é que essa diversidade sonora e geográfica leve o público do show a uma viagem contrastante. E é uma espécie de contribuição para manter viva a música de determinadas culturas – muitas em processo de extinção e definhamento.” (fonte: http://www.gazetadopovo.com.br)

Aqui estão algumas músicas que farão você se sentir em uma viagem:

Anúncios

Sobre Andressa

Professora de filosofia que gosta de viajar, fotografar, cantar, cozinhar, entre outras coisas. Faz aulas de piano, mas ainda não toca nem o "Parabéns pra você". E, até hoje, não conseguiu entender por que as pessoas riem mais dela quando ela é ela mesma do que quando ela conta uma piada.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às agosto 21, 2013 por em Geral, Viajando e marcado , , .
%d blogueiros gostam disto: