Não está no guia

Prudentópolis

Prudentópolis é um destino turístico no qual você poderá desfrutar de belezas naturais, comidas típicas, ter acesso ao artesanato de origem ucraniana, história regional e muita tranquilidade. Conheço esta cidade desde o final dos anos 1990. De lá para cá algumas coisas mudaram, mas continua sendo um destino tranquilo e, com o passar do tempo, vem apresentando mais facilidades para os turistas. Na minha opinião, assumir essa vocação turística pode trazer grandes benefícios à cidade e também aos próprios turistas.

Como é muito próxima a Guarapuava, as viagens que fizemos para lá não foram necessariamente planejadas com antecedência. Do pouco que já pudemos aproveitar da cidade, percebemos que um bom planejamento e uma programação de alguns dias podem ser bem proveitosos. Já chegamos a sair de manhã de Guarapuava e voltar à noite. Já chegamos a passar um ou dois dias, mas tudo sem uma programação prévia. Agora, depois de perceber que são muitos os destinos viáveis nessa região, estamos convencidos de que uma melhor programação é diversão garantida!

_______________________

História
_______________________

Pra quem tem interesse por um passeio histórico pela cidade, o Museu do Milênio é uma parada obrigatória e uma ótima forma de começar a visita. Construído com o intuito de preservar a história da imigração ucraniana, o museu conta com um interessante conjunto de objetos do cotidiano dos imigrantes, peças de arte e artesanato, livros, documentos, fotografias e assim por diante.


 

A arquitetura antiga de vários prédios históricos também chama a atenção. Além disso, como a cidade tem sido progressivamente visitada por turistas, sair andando sem destino e fotografando não faz você parecer um ET. Está de carro? Estacione e ande sem pressa. A perspectiva muda e vale muito a pena!

 


_______________________

Turismo ecológico
_______________________

A cidade tem apostado em chamar a atenção dos seus visitantes para a variedade de destinos ecológicos: Prudentópolis, a cidade das cachoeiras gigantes! Embora as cachoeiras chamem muito a atenção, a cidade já começa a apresentar destinos para o turismo de aventura. Os recantos, próximos a rios e cachoeiras podem ser destino para quem gosta de fotografar, andar, fazer um churrasquinho e relaxar ou, até mesmo, arriscar uma caminhada por trilhas mais pesadas até cachoeiras. Há destinos muito próximos à cidade, relativamente distantes ou muito distantes do centro. Em nosso currículo até o momento: lugares próximos e relativamente distantes.

_______________________ 

Recomendamos com ênfase
_______________________

Recanto Perehouski

A família que é proprietária do local é extremamente simpática. Oferecem estrutura de camping e alimentação. Faz divisa com a RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural) Ninho do Corvo e a entrada é um pouquinho antes, cerca de uns mil metros. Estrutura simples com uma trilha fantástica que tem formações rochosas cinematográficas.

 

 

RPPN Ninho do Corvo 

“Em dezembro de 2007,  cerca de 55% da área total da propriedade foi declarada RPPN – Reserva Particular do Patrimônio Natural, através de decreto  do Governo do Estado do Paraná, o que representa que estes 10,55 hectares não podem de forma alguma sofrer qualquer tipo de agressão, as únicas finalidades a que se destinam estas áreas são as de conservacionismo, estudo e turismo de forma controlada e organizada para que não cause interferências no ambiente.”

 

A beleza natural das paisagens já é um atrativo por si só. Entretanto, na propriedade você ainda vai ter acesso a trilhas, atividades de aventura (tirolesa e algumas formas de rapel), estadia e alimentação.

 

A equipe é muito bem treinada e a estrutura excelente. Explore mais no site, mas não deixe de visitar, é muito melhor ao vivo: http://www.ninhodocorvo.com.br/

 

Na ocasião em que estivemos no Ninho do Corvo, das atividades disponíveis por lá, encaramos a tirolesa e a caminhada pelas trilhas. Na hora da tirolesa colocamos em prática o exercício de desligar a câmera pra aproveitar o momento. Descer os cem metros de extensão da tirolesa é um daqueles momentos que não requerem fotos pra manter a memória viva do frio na barriga. Despencar pelos cabos, ouvindo o zunido cada vez mais agudo das roldanas no cabo e as copas das árvores logo abaixo dos pés é diversão garantida. O profissionalismo da equipe e dos equipamentos utilizados dá a segurança pra curtir o passeio com tranquilidade.

 

 

Salto São Sebastião

Alguns quilômetros adiante da RPPN Ninho do Corvo você também pode visitar o Salto São Sebastião. No local você terá acesso à trilha da caverna, à trilha ao topo do salto e à trilha até a sua base. A trilha até a base é íngrime e desafia a resistência dos seus joelhos. Quando estivemos por lá, a trilha ao pé do salto contava com poucos recursos para auxiliar na descida. Particularmente, na nossa perspectiva, esse foi mais um ponto positivo! Algumas partes da trilha são um pouco mais pesadas e podem ser um desafio. Nesses locais, há algumas cordas disponíveis. A Andressa hesitou brevemente em alguns trechos do percurso. Papo motivacional e trinta ou quarenta minutos depois já estávamos de volta à trilha! Mentira, passamos rápido por essas partes. As fotos abaixo comprovam que chegamos inteiros e felizes à base do salto. Desnecessário dizer que vale a pena o esforço!

 

Precisa de mais informações? Tente os endereços a seguir:

G1 – Prudentópolis

EcoViagem – Prudentópolis

Anúncios

Sobre Ricardo Rech

Adora viajar, fotografar e escrever. Viajando descobriu que, no seu caso, o que realmente importa na vida são as histórias pra se viver e pra contar. E ainda acha estranho falar de si mesmo em terceira pessoa.

2 comentários em “Prudentópolis

  1. Pingback: A Cidade das Cachoeiras Gigantes | De Mochila e Bota

  2. Pingback: Prudentópolis(PR) – A Cidade das Cachoeiras Gigantes | De Mochila e Bota

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às junho 10, 2013 por em Destinos e Dicas e marcado , , , , .
%d blogueiros gostam disto: